Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Horário Eleitoral Gratuito: candidatos ao governo de SP

As eleições estão chegando! E lá vem aquele ator magro de ''Os caras de Pau'' começar a falar sobre o que faz cada tipo de candidato eleito e o que o eleitor deve fazer para uma boa eleição. O problema, é que se ninguém ver todos os comerciais da TV, ou do rádio ou coisas a respeito na internet, de nada adianta saber isso né Marcos... Marcos... Marcos... bom, aquele Marcos que trabalha na TV. Só pra se ter uma idéia, foi divulgada uma pesquisa pelo Brasil, que mostrava que menos de 20% das pessoas questionadas, viam todos comerciais na TV. Mesmo que tenham sido entrevistados 2.000 eleitores, se tem alguma idéia de como a alienação é grande. Se colocarmos ainda, que destes 2.000, parte dos 41,7% da população acima de dez anos que acessa a internet — segundo o Pnad — não vê todos os comerciais, teriam como ver pela internet, muito mais informações que na televisão, concluindo, a maioria dos pesquisados ainda estaria alienada. E esqueçamos dos debates como alternativa, pois sabemos que ''Pior do que tá não fica''! não é mesmo?

Partindo para o assunto que meu caro amigo Paulo começou — programas dos candidatos a governadore em São Paulo no horário eleitoral gratuito, gostaria de também dar minha opinião.

Comecemos pelo candidato a governador de São Paulo pela segunda vez. Médico, ex-governador, picolé de chuchu, etc, Geraldo Alckmin (sobrenome complicado de escrever). Geraldo, consegue com seu modo natural de falar, cativar os eleitores pela TV. Todas as pesquisas apontam ele como favorito. Com aqueles closes de helicóptero, mostra a cidade de São Paulo com um olhar futurista e otimista que vale como compromisso com todo o estado. Faz uma campanha que tenta passar uma imagem do governador, como um cara simples e consegue, pois seu sotaque do interior e seu jeito meio ''jecão'' de ser. Enaltece São Paulo de forma bela e empolgante. Consegue, ao contrário de Serra, mostrar-se e mostrar sua região a que quer governar, de modo escultural e natural. Sua campanha lembra um pouco a de Dilma. Mas erra feio ao, atacar um adversário, quando na verdade, o certo é trazer propostas e deixar os ataques pra depois. Uma outra falha sua, é de não detalhar suas propostas, sem explicar mais amplamente como, quando e com quem será feito tudo o que foi prometido, deixando esse tempo precioso, pra dizer o que já fez por São Paulo. Pra piorar, prioriza demais a saúde e isso tira ainda mais tempo valioso para um melhor aproveitamento de outras propostas importantes.

Agora vamos ao economista, ex-senador e parasita de Lula, que tenta a primeira eleição ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante. Sinceramente, vejo o narrador de Mercadante e me lembro daquelas histórias de cavaleiros, algo como o desenho He-Man. Seu discurso como candidato, é muito otimista, apesar da voz mansa e chata e a priorização da educação é um ponto interessante,  vendo-se que em 16 anos de PSDB só a saúde foi priorizada — sabendo-se que saúde de qualidade necessita de boa formação educacional. A valorização dos professores com certeza vai dar muitos votos a este candidato, visto que o atual governo PSDB é visto como pretenção para um dia paralelo ào Dia da Malhação de Judas: o ''Dia da Malhação do Governadores do PSDB Paulista''. Os funcionários públicos se dizem desvalorizados no estado de São Paulo e, em especial professores e alunos com senso crítico. Mas uma falha grave é ficar na corja do presidente Lula e falar pouco, quando, sua voz e seu rosto são importantes para um maior reconhecimento do candidato. Me preocuparia mais com o jeito ''José Serra'' de falar na frente das câmeras e menos com o Lula, visto que o povo de São Paulo têm mais acesso à internet e à cultura que em alguns estados.

Vamos falar de direitos do consumidor? Desculpe, de Celso Russomano. Será ele um ''mano russo''? Ele é advogado, jornalista famoso por participar de quadros em que defende consumidores revoltados. Ele tem um bom comercial, mas assim como todos os candidatos, expõe com muita ênfase um tipo de assunto, que no caso dele é o combate às ''Dorgas Manolo'' e não nenhum pouco de educação, saúde, infra-estrutura. Uma cena que deixou-o com o carimbo de ''anti-Dorgas Manolo'' foi o dia em que conversou com um viciado em crack que chorava Celso disse algo como: ''eu vou te ajudar''. Talvez o prejudique— e pode ser o ponto fraco da campanha dele — ser do partido do Maluf, afinal, um advogado, que é candidato no partido do homem que disse: ''Vote em Pitta, e se ele não for um bom governador, nunca mais vote em mim''!, pode perder credibilidade.

Paulo Skaf é o último dessa semana a ser comentado. É empresário e era presidente da Fiesp, até o início dessa campanha. Gastou rios de dinheiro pra anunciar-se ''mascaradamente'' em nome do Sesi. Tem, como Russomano, pouco tempo na TV e como conseqüência, sua campanha parece mais um bate-bola do ''De frente com Gabi''. Não demonstra ser lá um cara muito normal, visto que tem o apoio de Dilma, assim como Mercadante, que são adversários. Isto pode soar negativamente para alguns eleitores, prejudicando até Dilma e Mercadante.

Nossos próximos candidatos a serem comentados (como Paulo disse) serão: Fábio Feldmann, Paulo Buffalo, Anaí Caproni, Mancha e Igor Grabois,

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog