Seguidores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Programas policiais: bons ou ruins?

Todos os dias ligo a TV, vejo entre muitos programas desinteressantes, alguns que conseguem se ''destacar'': os programas policiais. Não que não sejam bons de audiência ou não façam a opinião pública refletir e se revoltar com muitos dos casos mostrados, mas as conseqüências para os suspeitos são desastrosas quando não, letais.

Brasil Urgente, BO,  Cidade Alerta, Cadeia, Repórter Cidadão são alguns dos exemplos de programas que fazem ou já fizeram parte de nós brasileiros. Todos têm em comum, o fato de noticiarem casos de polícia que muitas vezes, ajudam a polícia a prender bandidos pois mostram seus rostos para milhões de telespectadores. Entretanto, há ocasiões em que um suspeito não é considerado culpado e com a forte influência da mídia, pode se dar mal.

Que criminosos devem ser punidos todos sabemos. Porém, acusados mexem de tal maneira com os cidadãos que, quando vêem alguém conhecido ou desconhecido sendo mostrado como acusado de diversos tipos de crimes, a sensação humana nos leva para a vontade de ''matar'', pois ninguém gosta de criminosos. Porém, esse tipo de atitude prejudica um suspeito uma vez que, a investigação se torna prejudicada, devido a responsabilidade da justiça com um cidadão que pode ser massacrado pelo povo mesmo sendo considerado inocente, por conta da má índole exposta pelos apresentadores sensacionalistas e sua equipe que está mais preocupada com a audiência que com a integridade do cidadão.

Quantas vezes não se viu apresentadores desses programas como Carlos Massa (Ratinho) e Datena (José Luiz Datena), falando algo sério, depois rindo e fazendo em seguida, merchandising de um produto qualquer. Ou seja, a acusação de outro se torna imã para o faturamento tanto da emissora quanto do apresentador. Não mostrar o rosto do acusado e do acusado é necessário para que a justiça seja digna.

O grande problema de bandidos e pessoas boas serem mostradas, é que depois de conhecidos, não terão direito a uma vida normal. Reitero que é uma irresponsabilidade sem tamanho essa atitude. As leis que protegem bandidos não salvam as pessoas corretas de preconceito e repúdio, assim como os acusados com dívida paga com a justiça, o que prova um desequilíbrio nas leis brasileiras, que permitem a exposição desrespeitosa de cidadãos envolvidos em crimes ou acusados, para assim, garantir-lhes a vida normal, sem risco de vida.

São muitos os casos de pessoas mortas ou hospitalizadas por causa da ''justiça com as próprias mãos''. Vidas são perdidas por descontrole emocional de alguns que não têm confiança na justiça que demora e não pune os verdadeiros criminosos, apenas os mais frágeis.

A mídia contribui de forma positiva com muitas coisas, mas é importante ver que a mídia influencia o lado emocional das pessoas e dos mais oprimidos. Sem uma mudança por partes dos jornalistas e donos de TV, da justiça e dos cidadãos, se torna inútil conviver os direitos e deveres de todo cidadão.

Gabriel


Nenhum comentário:

Arquivo do blog